quarta-feira, 11 de abril de 2012

A moda nos tempos de Jane Austen (Parte 2)



Inspirados na Antiguidade Clássica, os vestidos Regency caracterizavam-se basicamente pela cintura império (logo abaixo dos seios), caimento reto e pequenas mangas bufantes.


Com ar bem natural, tais vestidos pareciam camisolas, pois eram feitos com tecidos leves, esvoaçantes como a musseline e a cambraia, e muitas vezes apresentavam transparência.


Entre as classes mais altas havia diversas graduações para os vestidos de acordo com as ocasiões: vestido da manhã, vestido da tarde, vestido para caminhar/passear, vestido de viagem, vestido para noite, etc.


Vestidos da manhã


Os vestidos da manhã, por exemplo, deveriam ser simples, ter golas altas e cobrir os braços. Já os vestidos usados à noite poderiam ser decotados, ter mangas curtas e bastantes enfeites, como aconselhado no livro “In the Mirror of Graces” ou ”The English Lady's Costume”, publicado em 1811:

Na parte da manhã, os braços e os seios devem estar completamente cobertos até a garganta e os pulsos. Da hora do jantar até o término do dia, os braços, a uma altura graciosa do cotovelo, podem estar nus; e o pescoço e os ombros revelarem tanto quanto a delicadeza permitir.


Vestidos para noite





Outro conselho era que as moças mais jovens usassem vestidos de cores claras, enquanto as mulheres mais velhas vestissem cores mais escuras e fortes...

Havia também os trajes de montaria: casacos longos que, assim como os vestidos de passeio, eram feitos com tecidos mais resistentes e com cores mais escuras que as roupas normais.


Vestido de passeio; Trajes de montaria


Além disso tudo, era comum o uso de casacos, spencers – jaquetas curtas -, pelisses, xales e mantas, já que os vestidos eram finos e não proporcionavam proteção suficiente.


Spencer; Pelisse; Mantelete





Roupas Íntimas

Como roupa íntima, nessa época, as mulheres usavam chemises, que protegiam o vestido da transpiração e podiam ser lavados com maior frequência, já que não tinham rendas, enfeites... (não se danificavam tão facilmente quanto o vestido).

Além disso, as chemises também eram utilizadas para que a transparência dos vestidos não revelasse demais...

Outra peça utilizada era a anágua – espécie de saiote -, que, muitas vezes, possuía apenas a barra enfeitada. Isso porque, se a mulher precisasse levantar a barra do vestido para protegê-lo de lama ou coisa do tipo a bainha da anágua ficaria exposta, e claro, as madames não podiam fazer feio!

Lembrando que esse tipo de frescura pertencia às classes mais altas!

Quase esquecendo... Em cima das chemises, ainda usava-se um tipo de espartilho; não para moldar a cintura (até porque os vestidos eram bem soltinhos), mas como um sutiã moderno.

Acessórios

Os acessórios mais utilizados na época eram as reticules – pequenas bolsas -, luvas compridas, chapéus como gorros ou até mesmo turbantes, sombrinhas para se proteger do sol e leques.


























Para terminar:
Os penteados eram simples e naturais... Os sapatos eram feitos de tecido (bem parecidos com sapatilhas de ballet) e estragavam-se facilmente. Havia também as botas curtas, um pouco mais resistentes e que por isso eram utilizadas em ambientes externos.

Por hoje é só...
Espero que tenham gostado! Semana que vem o assunto vai ser o visual masculino...
Beijos ;*

Um comentário :

  1. Esses vestidos são tão lindos!!! Nossa, dá pra notar que quase todas as adaptações dos livros erram nas roupas pro dia né... sempre super decotadas, pra ficar mais glamuroso! hehehehe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...