quarta-feira, 30 de maio de 2012

Neckclothitania

Neckclothitania, publicado em 1818 (um ano após a morte de Jane Austen), é um documento satírico sobre os estilos de gravata mais populares da época. Há, neste, desenhos e descrições de cada laço:

Como as descrições estão em inglês, eu traduzi, adaptei e resumi os textos (tem muita coisa incompreensível - inglês do século XIX, minha gente!):


Oriental



Oriental é feito com um pano muito duro e rígido, de modo que ele não seja amassado com esforços e torções súbitas da cabeça e do pescoço. Cuidados devem ser tomados para que nenhum vinco seja visível neste laço, que deve apresentar uma superfície lisa - o menor desvio a esta regra irá impedir que a sua gravata seja nomeada como tal. Não deve ser feita com pano coloridos, mas sim com o branco mais brilhante.


Mathematical

A gravata Matemática ou Triangular é muito menos séria do que a anterior. Nela, existem três dobras. A sua altura, do mais distante ao mais perto do queixo, é deixada a escolha dos usuários.

Osbaldeston 

Osbaldeston é muito diferente da maioria dos outros. Primeiro é colocado na parte de trás do pescoço; as extremidades então são levadas para a frente e ligadas com um grande nó. Este laço é bem adaptado para o verão, porque em vez de dar duas voltas no pescoço, se limita a uma. A melhor cor é o azul etéreo.

Napoleon

Por que este laço, em especial, foi chamado Napoleão eu ainda não fui capaz de aprender, nem posso sequer imaginar, nunca tendo ouvido que o imperador francês era famoso por fazer um laço. Tenho, na verdade, ouvido dizer que ele usava um desse tipo em seu retorno de Elba e a bordo do Northumberland, mas até onde essa informação é correta, eu não sei. Assim como o anterior, é colocado primeiramente na parte de trás do pescoço, sendo as pontas presas aos suspensórios ou levadas por baixo dos braços e amarradas nas costas. Tem uma aparência muito bonita; a cor violeta é a mais adequada.

American

A gravata Americana é bastante parecida com a Matemática. A melhor cor é o verde oceano.


Mail Coach

Mail Coach ou Cachoeira é feito com um único nó, escondido por uma das extremidades que são colocadas por baixo do colete. Para fazer este laço corretamente, o pano deve ser muito grande; sem amido, ou pelo menos muito pouco. Ele é usado por todos os cocheiros, guardas e rufiões.

Trone d'Amour

A gravata Trono de Amor é a mais rigorosa após o laço Oriental - ela deve estar sempre bem endurecida com amido.

Irish

O laço Irlandês assemelha-se um pouco ao laço Matemático. A cor é azul Cerulean (?)


Ball Room

O Salão de Baile quando bem colocado é muito delicioso (wtf?) - ele reúne as qualidades do Matemático e do Irlandês. Não tem nó, mas é fixado como o Napoleão. Naturalmente,  esse laço nunca deveria ser feito com cores, e sim com o mais puro e brilhante branco.

Horse Collar

O Colar de Cavalo tornou-se, por razão inexplicável, muito universal. Eu só posso atribuí-la à incapacidade de seus usuários de fazerem qualquer outra. É sem dúvida o pior e mais vulgar laço, e eu nem teria dado um lugar a ele nestas páginas, se não fosse com a finalidade de advertir meus leitores,  que o usam sempre - ele tem a aparência de uma grande meia-lua, ou "colar de cavalo". Espero, sinceramente, que em breve este laço seja completamente descartado.

Hunting

A gravata Caça ou Diana (não que eu suponho que Diana já usou uma gravata) assemelha-se com Ball Room e Napoleão na maneira que é fixada. Esta é usada, às vezes, com um nó górdio; sua cor é Isabella (?).

Maharatta 

O laço Maharatta ou Nabog é feito sempre com fina musselina. É colocado, primeiramente, na parte de trás do pescoço; as extremidades são levadas para a frente e juntam-se como um elo de corrente, sendo o restante virado e fixado para trás. Sua cor, Eau d'Ispahan (?). 

*** 

Lembrando que eu não escrevi nada disso, em... Apenas traduzi!  ;*

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...