domingo, 16 de dezembro de 2012

B-Day - Jane Austen

Comemorando o 237º aniversário da nossa querida Jane Austen, fugirei um pouco do tema Orgulho e Preconceito - a sua mais famosa e citada obra - para falar de outro livro maravilhoso: Persuasão. 


Os personagens principais, como mostrados na adaptação acima, são Anne e o boymagia capitão Wentworth... Depois de anos separados, os ex-noivos se reencontram e descobrem que, apesar de todo o sofrimento pelo qual passaram, o amor permanece intenso e constante. A seguir, está a apaixonante carta do capitão a sua amada: 


Não consigo mais ouvir em silêncio. Tenho de falar com você pelos meios de que disponho neste momento. Você trespassa a minha alma. Sou metade agonia, metade esperança. Não me diga que é tarde demais, que tais preciosos sentimentos foram-se para sempre. Ofereço-me novamente a você, com um coração ainda mais seu do que quando você quase o partiu, oito anos e meio atrás. Não ouse dizer que o homem se esquece mais rápido do que a mulher, que seu amor morre mais cedo. Só a você tenho amado. Posso ter sido injusto, fraco e ressentido, mas nunca inconstante. Só por você vim a Bath. Só por você eu penso e faço planos. Você ainda não percebeu? Será que não conseguiu entender meus desejos? Eu não teria esperado nem estes dez dias se tivesse podido ler os seus sentimentos, como eu acho que você entendeu os meus. Mal consigo escrever. Estou a cada instante ouvindo coisas que me atordoam. Você abaixa a voz, mas eu posso distinguir tons nessa voz que aos outros passariam despercebidos. Criatura excessivamente boa, excessivamente excelente! Você nos faz justiça, sem dúvida. Acredita que há afeto verdadeiro e constância entre os homens. Creia que este seja o mais fervoroso e constante em...

F. W.

Devo partir, incerto de meu futuro; mas vou retornar aqui ou acompanhar o seu grupo, assim que possível. Uma palavra, um olhar será o bastante para decidir se entrarei na casa de seu pai esta noite ou nunca mais.


Sim, eu também quero um Frederick Wentworth! Mas pelo jeito, só comprando o livro... De qualquer maneira, viva Jane Austen! 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...