quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Livro: Sherlock Holmes

Quem nunca ouviu uma vez sequer o nome Sherlock Holmes? A obra de Arthur Conan Doyle é a ficção mais famosa de todo o mundo e seu principal personagem é um dos mais conhecidos e aclamados de todos os tempos. Inteligente e depressivo, Sherlock é considerado, por multidões, tão real quanto eu, você e o zooboomafoo+. É verdade! Muitas pessoas não só acreditam que ele existiu, como enviam cartas a ele, em Baker Street - 221B (pode isso produção?).

Por esses e outros motivos que, entre a leitura de um livro e outro, resolvi pegar e reler uma velha edição de Sherlock Holmes que há tempos dorme num canto da minha prateleira: O Vampiro de Sussex e Outras Aventuras de Sherlock Holmes, com seis dos doze contos que formam a última série publicada: The Case-Book of Sherlock HolmesNão estava muito entusiasmada, confesso, mas logo nas primeiras páginas me animei. Havia lá a biografia, filosofias e o currículo de Holmes para nos fazer conhecer um pouco mais sobre o detetive... 

Currículo aqui
O livro é bem escrito; a leitura é agradável e muitas vezes surpreendente: Holmes tem um poder de observação e raciocínio fora do comum... Outro personagem também muito importante para a estória é o Dr. Watson, claro! Apesar de não ser tão sagaz como Sherlock, Watson possui vários atrativos: além de ser descrito como aparentemente bonito, o médico é um escritor extremamente talentoso! Não só ajuda na resolução dos crimes, como também relata a maioria das aventuras, enaltecendo a atuação de Holmes. O próprio Sherlock admite em O Rosto Lívido"E aqui vejo a falta que me faz meu amigo Watson. Mediante perguntas astutas e exclamações de pasmo, ele saberia elevar a minha arte chã, que não é mais que bom senso sistematizado, às alturas de prodígio. Quando eu mesmo conto a história, fico sem essa ajuda." 




Pois bem, em face de personagens cativantes, boas estórias e muito sucesso, já era de se esperar que as obras de Doyle ganhassem muitas adaptações: são mais de 200 para cinema e televisão! Filmes como "Sherlock Holmes", "Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras" - estrelado por Robert Downey Jr. e Jude Law - e a série contemporânea "Sherlock" - com Benedict Cumberbatch e Martin Freeman - estão entre as mais recentes adaptações, muito bem sucedidas, por sinal! Já no Brasil, temos o livro de Jô Soares, O Xangô de Baker Street (1995), e seu filme (trailer aqui).

O que pouca gente sabe é que Doyle não gostava de escrever estórias para Sherlock; queria produzir obras de assuntos mais sérios e importantes. Foi aí que, num ato bem egoísta, ele matou o detetive. Era 1893, The Final problem. A reação não poderia ser diferente... O público ficou morrendo de ódio (qual fã não ficaria?!) até que, cedendo à pressão, Arthur ressuscitou e aposentou Holmes - como descrito por Watson em His Last Bow: "Os amigos do Sr. Sherlock Holmes decerto gostarão de saber que ele continua vivo e bem disposto, embora um tanto tolhido pelo reumatismo. Tem recusado as mais principescas ofertas para incumbir-se de vários casos, porque resolveu que o seu afastamento seria definitivo". Convenhamos que isso não é lá muito a cara de Sherlock, mas fazer o que? Doyle estava sendo abafado pela sua própria criação:


Terminando por hoje, quem quiser conhecer um pouco mais sobre o universo sherlockiano pode ler Um estudo em vermelho - primeira aparição do detetive - aqui e desvendar mistérios no site sherlockbrasil, em Sherlockiana Online > Mistérios de Watson.

2 comentários :

  1. Convenhamos, Robert downey Jr interpretou muito bem esse detetive, ai tem charme hein?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é?! Toda vez que penso em Holmes imagino o Robert! haushhau

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...